Realizado o "Dia D" da vacinação contra a poliomielite

No sábado, 08 de junho de 2024, o município de Grandes Rios promoveu o "Dia D" da vacinação contra a poliomielite em suas unidades de saúde. A ação, organizada pela Secretaria de Saúde, teve como objetivo imunizar crianças contra a doença e criar um ambiente agradável e lúdico para a comunidade. A Secretária de Saúde, Sueli Adriana, destacou que as equipes de vacinação se prepararam para transformar o dia em uma ocasião especial para as crianças e suas famílias. Brinquedos e brindes personalizados foram, criando um ambiente que facilitou a participação dos pais e responsáveis. O Município de Grandes rios, tem a saúde como uma de suas prioridades, com especial ênfase na vacinação. Sueli reforçou a importância da imunização como um ato de amor e proteção para garantir um futuro livre da poliomielite, doença erradicada no Brasil há anos, mas que pode retornar com a baixa cobertura vacinal. Além da sede do município, as equipes de vacinação também se deslocaram para as comunidades, como Ribeirão Bonito e Flórida do Ivaí, acompanhadas por representantes da 16ª Regional de Saúde. A mobilização faz parte de uma campanha nacional para aumentar a cobertura vacinal entre crianças maiores de um ano a menores de cinco anos de idade. De acordo com a Secretaria de Saúde do Paraná, o Dia D da vacinação contra a poliomielite foi realizado simultaneamente nos 399 municípios paranaenses. Aproximadamente 1,6 mil salas de vacinação foram abertas, e mais de 9 mil profissionais da saúde participaram do movimento. Além da vacina contra a poliomielite, estavam disponíveis imunizantes de outras campanhas vigentes, como influenza e Covid-19 (já atualizada), além de vacinas de rotina como tríplice viral, febre amarela, hepatite e pentavalente. A poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença grave que causa paralisia flácida, afetando principalmente os membros inferiores de forma assimétrica e irreversível. O último caso registrado no Estado do Paraná ocorreu em 1986, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.