Aguarde, carregando...
Utilizamos cookies essenciais para proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de privacidade.
Política de privacidadeA Prefeitura Municipal de Grandes Rios, dentro do propósito de fortalecimento do turismo local e pelo fomento ao desenvolvimento regional, neste âmbito, vem, através do Departamento Municipal de Turismo, trabalhando para consolidar Grandes Rios no cenário turístico estadual, onde traçamos um Plano Municipal de Turismo, com diretrizes e metas estabelecidas para bem empreender o turismo municipal.
Grandes Rios localiza-se na região do Vale do Ivaí, há cerca de 370 km da capital do Paraná. Possui uma área é de 309,312 km² representando 0,1552 % do estado, 0,0549 % da região e 0,0036 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 24°08'45" sul e a uma longitude 51°30'21" oeste, estando a uma altitude de 610 m. Sua população estimada em 2013 era de 6.515 habitantes. Limita-se com os municípios de Cruzmaltina, Faxinal , Ortigueira , Rosário do Ivaí , Rio Branco do Ivaí , Ivaiporã , Jardim Alegre e Lidianópolis.
As terras em que se acham localizado o município de Grande Rios pertenciam a gleba I, Quinhão VIII da fazenda Ribeiro Bonito, registrada sob escritura pública por José Manoel Fernandes e Guilherme Xavier de Miranda na comarca de Tibagi, em 12 de maio de 1856.
José Manoel Fernandes e Guilherme Xavier de Miranda na comarca de Tibagi, em 12 de maio de 1856. Posteriormente, em 26 de agosto de 1892, os herdeiros requereram a divisão judicial da fazenda, cabendo a Manoel Caetano Martins e outros o Quinhão VIII da fazenda Ribeirão Bonito, que foi adquirida mais tarde pelo senhor Roque de Cunto e sua mulher dona Teresa Longo, cuja escritura pública foi lavrada na comarca de Tibagi em 23 de julho de 1923.
Finalmente, em 30 de julho de 1951, as terras férteis em referência foram adquiridas pelo Sr. Olympio Nogueira Monteiro e sua mulher Irene do Nascimento Monteiro, que, para loteá-las e colonizá-las, organizaram a imobiliária Cidade de Grandes Rios, que logrou com grande êxito, proporcionando o desenvolvimento da cidade.
O Turismo na atual administração tem recebido tratamento especial, uma vez que, para a prefeitura, a atividade encontra-se em franco desenvolvimento, tornando-se uma alternativa futura de aumento da receita municipal.
As Secretárias de Agricultura e Meio Ambiente promovem o apoio técnico, logístico e burocrático, além de oferecer capacitações aos agricultores, objetivando a diversificação das atividades rurais e a criação de novas alternativas sustentáveis de receita para esses trabalhadores.
Além de contar com um órgão municipal de turismo, em foi criado o Conselho Municipal de Turismo de Grandes Rios que, segundo as diretrizes do Ministério do Turismo (2009), é um importante ambiente de discussão e reflexão para o alinhamento e prática das questões estratégias de desenvolvimento da atividade turística, com representantes dos setores públicos, privados e sociedade civil organizada.
Em 2021 foram então aprovadas as leis que criam o novo Conselho Municipal de Turismo de Grandes Rios – COMTUR/GR, o Fundo Municipal de Turismo – FUMTUR/GR e a Política Municipal de Turismo do município, numa ação coordenada pelo Departamento de Turismo.
A cidade de Grandes Rios possui uma quantidade significativa de atrativos turísticos naturais, além de equipamentos de lazer que atendem a uma demanda regional de visitantes, com um bom fluxo em eventos culturais e reconhecida vocação para o turismo.
Os atrativos estão sendo inventariados, porem já é possível manifestar atrativos capazes de atrair turistas para o município.
Considera-se importante destacar que os distritos e as comunidades rurais do destino possuem, além de um patrimônio natural e cultural preservado, propriedades que se destacam na agricultura familiar e que tem potencial de oferecer uma experiência turística diferenciada, ainda pouco explorado.
A oferta de atrativos turísticos do destino, as manifestações culturais tradicionais e localização fazem com que a cidade tenha possibilidade de se posicionar de maneira mais contundente em vários segmentos do turismo.
Um dos rios mais importantes do Estado, o Rio Ivaí batiza a região do Vale do Ivaí com seu nome. O rio promove cenários únicos em sua passagem nos limites de Grandes Rios com os municípios de Ivaiporã, Jardim Alegre e Lidianópolis.
Junto com o Rio Ivaí formam os Grandes Rios que dão o nome a cidade. Sua beleza encanta a divisa com os municípios de Ortigueira e Faxinal até a sua foz na tríplice fronteira com Cruzmaltina e Lidianópolis.
Localizada no bairro Carvoeiro a serra do Ribeirão é procurada para voos de parapente.
Segundo o Professor e Historiador Melvis Nogueira da Silva, a paineira foi plantada por seu avô Luiz Barbosa de Lima por volta de 1970, paineira que veio no meio de mudas de ramin. Quem desce a Serra do Ribeirão na entrada do bairro Carvoeiro durante o verão, tem sempre a bela visão da paineira rosada, um marco visual de nossa região.
Localizado na divisa de Grandes Rios com Rio Branco do Ivaí a Pedra do Cavalinho é um mirante natural com uma vista privilegiada para o rio Ivaí. Local de fácil acesso próximo ao distrito de Flórida do Ivaí. A Pedra do Cavalinho se tornou um local místico e muito procurado nos últimos tempos, recebendo turistas de todo o estado se tornando um dos lugares mais procurados da região.
Inaugurada em 16 de Maio de 1970 era a principal via terrestre para o município. A ponte recebe esse nome em homenagem ao primeiro Prefeito de Grandes Rios João Leandro Barbosa, conhecido como Perigoso.
Inaugurada em 27 de novembro de 1997 pela Prefeita Sueli Esther Silva Lino em homenagem as mulheres grandesrienses. Depois de quase 10 anos desativa a cascata foi restaurada e reativada em maio de 2021 (mês das mães).
Localizada a 5 km da cidade, a balsa do Marolo sobre o rio Ivaí encurta as distancias entre Grandes Rios a Ivaiporã. Pela balsa a distância entre Grandes Rios e Jardim Alegre é de somente 20 km, um atrativo a parte para turistas em um local propício para passeios de Jet Ski.
Localizada na PR-082 próximo ao bairro Postinho, a antiga Gruta permanece em pé mediante as colheitas que a cercam. Local que demostra a fé e que atrai o Turismo Religioso no local despertando a curiosidade de quem ali passa.
No trevo de acesso a Grandes Rios fica o Portal de entrada, seu desenho refere-se a uma peneira (símbolo da colheita do café) sobre quatro pilastras de sustentação. O portal passará por uma restauração entre o fim do segundo semestre de 2021 e início do primeiro semestre de 2022.
Uma das possibilidades de aumento do fluxo e permanência do turista no território é o fomento às atividades do meio rural, por meio do incentivo à visitação de propriedades rurais e da agricultura familiar.
Em Grandes Rios, a agricultura familiar tem se destacado em relação à produção de tomates e morangos, além de movimentos como a produção de produção de hortaliças (orgânicas ou não), criação e comercialização de pequenos animais e produtos derivados.
Destaque também para a produção de laticínios, assim como aos produtores rurais na produção de leite em grande escala.
Vale destacar a Laticínio Dal Ben, empresa de destaque na região pela sua produção de derivados do leite, tendo como carro-chefe a produção de queijos.
Inicialmente a cultura cafeeira foi a mola propulsora do progresso. Mesmo com a geada negra de 1975, a cultura do café permanece, tornando Grandes Rios conhecida como a "Terra do Café". Cooperativas como a ACAFE vem contribuindo para manter a cultura na região.
Com mais de 20 anos no mercado o Café Grandes Rios tem levado o nome da cidade como referência em café puro e de qualidade na região. Recentemente ganhou destaque nacional devido a divulgação feita pelo Presidente Jair Messias Bolsonaro, que foi presenteado com o Café Grandes Rios pela Deputada Federal Aline Sleutjes.
Recentemente trabalhos em conjunto realizados tanto pela Secretaria Municipal de Agricultura, através do Território de Desenvolvimento do Vale do Ivaí, assim como pela Cooperativa Cresol, a fruticultura tem se desenvolvido fortemente em Grandes Rios, com culturas de morangos, maracujás e recentemente pitaia.
A culinária rural agregando valor a propriedade é uma opção para o pequeno produtor, algumas ações nesse modelo já foram realizadas no passado obtendo bom resultado. Uma iniciativa voltada para a culinária típica rural está sendo desenvolvida próximo à entrada da cidade, no trevo de acesso e receberá o nome de El Rancho. Tem como objetivo ser além de um restaurante quiosque, um local de recepção a turistas com destino as cidades de Grandes Rios, Rosário do Ivaí e Rio Branco do Ivaí.
A Fazenda Santa Rita as margens do rio Ivaí, recebe frequentemente a visita de cicloturistas com aviso prévio, as margens do Rio Ivaí é possível a pratica de caiaque e passeios de Jet Ski que também são comuns no Recanto da Serra. Outro local que tem atraído muitos turistas, principalmente pilotos de Parapente, tem sido o Morro das Araras, onde uma rampa para voo livre foi construída em 2021 numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Grandes Rios (através da Secretária de Transportes e o Departamento de Turismo) e a Associação de Voo Livre do Norte do Paraná – AVLNP, uma atração à parte no Morro das Araras é o Balanço do Infinito, onde turistas vislumbram de uma vista privilegiada na beira do abismo. Em Flórida do Ivaí, vendas antigas chamam a atenção de turistas na localidade em visita a Pedra do Cavalinho.
O turismo de aventura associado ao cicloturismo, ao voo livre, ao trekking, aos passeios de jet ski e a prática do rapel, tem feito de Grandes Rios referência na pratica de esportes de aventura. Cada vez mais comum e a cada dia ganhando novos adeptos as trilhas de cicloturismo de altimetria elevada tem desafiado cicloturistas em Grandes Rios.
Já o voo livre veio com força em 2021, com o incentivo da Prefeitura Municipal através do Departamento de Turismo que em parceria com a AVLNP têem incentivado a pratica do esporte na região do bairro Carvoeiro e Ribeirão Bonito.
A presença de turistas a partir de 2021 já é uma realidade existente em Grandes Rios, mesmo em meio a pandemia, podemos considerar um número significativo de turistas não só regional mas também nacional vindo conhecer Grandes Rios e seus atrativos.
As eleições de 2020 elegeram novos prefeitos e consequentemente novos interesses de fomentar o turismo como desenvolvimento regional, inspirados no Circuito Pé Vermelho e no Circuito Vale Europeu. Os municípios de Ariranha do Ivaí, Grandes Rios, Ivaiporã, Jardim Alegre, Lidianópolis e Rio Branco do Ivaí, no ano de 2021 firmaram um termo de cooperação técnica para desenvolver um projeto de desenvolvimento regional tendo o município de Ivaiporã como cidade polo, por possuir infraestrutura necessária para atender a demanda turística regional, valorizando os municípios vizinhos e fomentando pequenos distritos, criando assim o Circuito Ivaí Adventure. A proposta partiu da iniciativa dos Diretores de Turismo de Ivaiporã e Grandes Rios, juntamente com o Prefeito de Ivaiporã Carlos Gil em parceria com o SESC/SENAC, criando um circuito de 210 km de percurso.